Investigação Forense e Perícia Criminal

Coordenador: Profa. Cristhiane Bessas Juscelino

A principal forma de acesso a carreira de um perito criminal é por meio de um concurso público, que exige na maioria das vezes cursos superiores de bacharelado, cujas áreas de atuação dependem dos requisitos essenciais para as vagas anunciadas.

O CST em Investigação Forense e Perícia Criminal da Unisa permite crescimento e aprofundamento na carreira.

Objetivos do curso:

O objetivo do curso é a formação de tecnólogos que atuarão como profissionais paralegais ou como formação complementar para aqueles já graduados em outras áreas e que se interessam pela temática, atuando no auxílio de demais categoriais profissionais da área jurídica, por meio de conhecimentos específicos de investigação forense e perícia criminal desenvolvido ao longo do curso.

Está voltado para todos aqueles que possuem o nível médio completo e, em especial, para aqueles que já possuem uma graduação em áreas como direito, biologia, saúde, tecnologia, segurança pública ou privada.

Mercado de Trabalho

A amplitude de atuação do tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal é muito diversificada, dada a formação que será adquirida no curso proposto, que busca formar tecnólogos, caracterizados como profissionais paralegais, e contribuir para formação complementar de graduados em diversas áreas, poderão auxiliar em áreas vinculada às segurança, militar, auxiliares da justiça, gestores de segurança empresarial, auditores, inspetores de seguro, advogados, analistas de inteligência empresarial, peritos judiciais e demais interessados.

Com uma estrutura curricular diferenciada, o curso Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal da UNISA contempla disciplinas como Projeto Integrador módulo do curso e Práticas Investigativas, com o objetivo estimular e promover diversas soluções para a problemática , integrando as disciplinas teóricas e práticas.

Metodologia EAD

A metodologia de ensino da Graduação a Distância Unisa é contemporânea, dinâmica e interativa. Ela estimula o aluno a construir o próprio conhecimento por meio de diversos recursos, como:

  • Vídeos;
  • Mapas mentais;
  • Fóruns;
  • Webconferências
  • Estudo de casos;
  • E muito mais.

Além das sessões interativas on-line e ao vivo — com professores, tutores e colegas de sala —, os conteúdos e atividades também são salvos e ficam disponíveis no Portal do Aluno.

Atividades Presenciais no polo

Provas e aulas práticas: existem encontros presenciais obrigatórios no polo para realização de provas e aulas práticas. As datas são definidas por meio de uma agenda pré-estabelecida no Ambiente das disciplinas.

Avaliação Global: dentro do processo avaliativo, além de atividades e avaliações eletrônicas, o aluno deve realizar, de forma presencial, no polo onde está matriculado, a Avaliação Global de cada disciplina. O agendamento da data e horário da prova é realizado por meio do sistema pelo próprio estudante durante o período estabelecido na Agenda.